terça-feira, 30 de abril de 2013

MERCADO DE TRABALHO DA ADEFERN


Aos interessados, entrar em contato com a ADEFERN pelo telefone
   (084) 3614-2060

#VagasUrgentes

Décio Filho
Departamento Geral da ADEFERN


CURSO SOBRE DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA - OAB/RN

Em nome da Sr.ª Elyane Castro, Presidente da Comissão de Direitos da Pessoa com Deficiência - OAB/RN, vimos convidar todos a participarem do Evento de Apresentação do Curso de Pós-Graduação em Direito das Pessoas com Deficiência e Idosas que acontecerá no dia 03 de Maio de 2013 às 18h30 no CAARN-OAB,  que fica na Rua Deputado Marcílio Furtado 2526, Lagoa Nova.

Esse Curso é de suma importância, pois trará capacitação para os profissionais que trabalham com esse público.

A ADEFERN apoia essa ação!!




I FÓRUM PERMANENTE DE ACESSIBILIDADE - UFRN


Acontecerá o I Fórum Permanente de Acessibilidade na UFRN, dia 10 de Maio de 2013 no Campus Central da UFRN, Auditório do Centro de Educação.


Esse Fórum será aberto à comunidade e certamente, é muito importante a presença de todos que possam colaborar com a discussão desse tema, Acessibilidade.

ADEFERN apoia essa ação!!!



quinta-feira, 25 de abril de 2013

MERCADO DE TRABALHO DA ADEFERN

Pedimos aos interessados que entrem em contato com nosso Departamento Geral pelo telefone
(084) 3214-2533.

Atenciosamente,

Décio Filho
Departamento Geral da ADEFERN




quinta-feira, 18 de abril de 2013

APOSENTADORIA ESPECIAL FOI APROVADA





Ontem, na Câmara dos Deputados, foi aprovado por unanimidade a "Aposentadoria Especial" para Pessoas com Deficiência (PLP 277/05) e agora segue para sanção da Presidente Dilma Rousseff
A Deputada Rosinha da ADEFAL, muito emocionada, agradeceu a todos os deputados que se sensibilizaram e deram seu voto a esse projeto que, certamente, é a favor da melhor qualidade de vida das pessoas com deficiência de todo o Brasil.  Rosinha em seu discurso de agradecimento ainda falou: "Há 20 anos estávamos pedindo emprego, hoje já estamos lutando por uma aposentadoria especial. Isso é o respeito às diferenças. Isso é promover a igualdade de direitos".



Deficiência:
* Leve: 2 anos a menos
* Moderada: 5 anos a menos
* Aguda: 10 anos a menos

Nós, da ADEFERN, parabenizamos a todos que participaram dessa luta, principalmente a Deputada Rosinha da ADEFAL que se prontificou e fez com que esse Projeto não fosse esquecido e engavetado.


Confiram mais informações sobre PLP 277/05 abaixo:

MERCADO DE TRABALHO DA ADEFERN


Departamento Geral da ADEFERN (084) 3614-2060


AUDIÊNCIA PÚBLICA DISCUTE ACESSIBILIDADE


No dia 11 de Abril, as pessoas com deficiência de nosso Estado, por meio das principais representações, participaram da Audiência Pública requerida pelo Exmo. Sr. Deputado do PR/RN George Soares, para discutir a Acessibilidade, no Plenário Robson Farias da Assembléia Legislativa do RN.

Nós, na qualidade de representantes da Associação dos Deficientes Físicos do RN e com a certeza de sermos os mais interessados na realização da Audiência, não somente pelo fato de sermos da ADEFERN. Mas, principalmente, porque na oportunidade foi discutida o Projeto de Lei Nº. 042/09, que institui a Gratuidade de Passagens nos transportes terrestres intermunicipais no RN, para pessoas com deficiência.

O Projeto de Lei, em apreço, foi encaminhado à Assembléia Legislativa pela ADEFERN e cuja minuta elaborada no ano de 2005, por mim, atual Presidente da ADEFERN, foi defendida no ano de 2009, pelo então Deputado Estadual, na época, Poty Júnior.

Para que se tenha ideia, o PL - Projeto de Lei ora em discussão, foi aprovado por unanimidade na Assembléia, sem a colocação ou a retirada de uma vírgula do nosso texto original, contudo; com a alegação de inconstitucionalidade já que criaria ônus para o erário estadual (em linhas gerais), a Lei foi vetada pela, então, Governadora do Estado do RN, Sr.ª Vilma Faria.

Quase quatro anos depois da Lei ser votada e aprovada pela unanimidade dos deputados estaduais do RN na legislatura passada e vetada pela Governadora, fomos convidados pelo Deputado Estadual George Soares para, em Audiência Pública, discutirmos acessibilidade para pessoas com deficiência, assim como para reapresentação do PL -Projeto de Lei citado acima.

Louvável a atitude desse Deputado em representar e acima de tudo, pelo desprendimento em buscar maiores e melhores conhecimentos sobre a causa da luta, do movimento organizado das Pessoas com Deficiência junto ao próprio segmento, formando desde já uma boa parceria com as pessoas com deficiência.

Infelizmente, apenas um Deputado Estadual compareceu à Audiência e jamais poderíamos deixar de citar, a presença do sempre e comprometido com a causa da Pessoa com Deficiência desde seu primeiro mandato como Vereador  do Município de Natal e hoje, Deputador Estadual, Sr. Hermano Morais.

Gratificante foi quantificar as entidades representativas do segmento de pessoas com deficiência física presentes no evento e constatar que todas elas, foram criadas, fundadas e idealizadas por meio de nosso trabalho, o que deixa bem claro o quanto representamos em nosso contexto, em nosso Estado.

Excetuando-se tão somente a Organização Nacional de Entidades de Deficientes Físicos  - ONEDEF, na oportunidade representada pelo nobre companheiro e um dos dinossauros do Movimento em nosso País: Sr. Antônio Carlos Mota.
Um norte-riograndense domiciliado em Manaus, dirigente da Associação dos Deficientes Físicos do Amazonas - ADEFA, fisioterapeuta e que na oportunidade representou a companheira e Deputada Federal do PT do B, Sr. Rosinha da ADEFAL, Coordenadora Geral da ONEDEF

Na nossa fala, fizemos uma exposição de algumas situações em que a Legislação pertinente às pessoas com deficiência não é cumprida. Principalmente, quando se refere ao Poder Público Governamental e aproveitando a presença do amigo Deputado Hermano Morais, passamos em mãos à sua assessoria, por meio da Sr.ª Simone, cópia da Minuta do PL que concede gratuidade de acesso à pessoa com deficiência em eventos esportivos (nível de Estado).

É válido lembrar que a Lei Municipal 4.848 de 11 de Junho de 1997, cuja minuta foi por nós elaborada e Projeto de Lei de autoria do Vereador Geraldo Neto e na época da aprovação, a Lei em epígrafe foi aprovada por unanimidade da Câmara Municipal de Natal, encontra-se em vigor até a presente data (garante acesso gratuito à pessoa com deficiência em eventos esportivos municipais).

Tínhamos a obrigação, o dever e o direito de fazermos esses relatos para que não só as pessoas com deficiência, mas também toda a sociedade civil organizada, pudesse tomar conhecimento do nosso trabalho. Uma entidade civil de direito privado, sem finalidade econômica, assistencial  e filantrópica, organizada para lutar pelos interesses das pessoas com deficiência em todos os seus aspectos e com plenitude, entidade essa dirigida por pessoas com deficiência para pessoas com deficiência e que é considerada uma Organização Não Governamental e totalmente independente.

Enfim, meu mais fraterno abraço aos companheiros e presentes na Audiência Pública e aqueles e aquelas que não se fizeram presentes. E dizer que na oportunidade, estivemos representando a ADEFERN, eu, na condição e qualidade de Presidente, nosso Tesoureiro Carlos Antônio do Nascimento e nosso Secretário Maurício de Carvalho.

José Odon Abdon
Presidente da ADEFERN

EVENTOS QUE PROMOVEM A IGUALDADE


A ADEFERN tem o prazer de apoiar essa grande iniciativa da ATORN e convida todos a participarem!



Um orgulho para nossa Cidade, para nosso Estado: Gira Dança em Portugal
quinta-feira, 11 de abril de 2013

DEPARTAMENTO DE FISIOTERAPIA ADMITE CRIANÇAS PARA ATENDIMENTO


O Serviço de Fisioterapia Pediátrica do Departamento de Fisioterpia da UFRN está admitindo crianças com alterações neurológicas (atraso do desenvolvimento em geral, paralisia cerebral, síndorme de down, mielomeningocele, prematuridade), ortopédicas (pé torto, fraturas, dentre outros) e reumatológicas. 

Os atendimentos ocorrem nas segundas e quartas das 8h às 11h. 

Inscrições: (84) 3342-2001 (Eudione ou Edriene) ou (84) 3342-2015 (Recepção do Dpto de Fisio). 


ATENDIMENTO DE QUALIDADE E GRATUITO. 


MERCADO DE TRABALHO DA ADEFERN


Aos interessados, entrar em contato 
pelo número (084) 3614-2060

Décio Filho
Departamento Geral da ADEFERN

quarta-feira, 10 de abril de 2013

PROJETO KARATE-DO NA NOVA ALIANÇA - Lutando Contra a Dependência

O Professor Anderson Rodrigues, Bacharel em Educação Física pela UFRN e Faixa Preta 2º Dan de Karatê Shotokan Tradicional, que já há 04 anos desenvolve um trabalho social no Instituto de Educação e Reabilitação de Cegos do RN (IERC-RN), que gerou a sua Monografia "Relato de Experiência do Ensino de Karatê-Do para pessoas com deficiência visual no IERC-RN". Agora, está com um novo projeto social chamado: "karatê-Do Na Nova Aliança - Lutando Contra a Dependência".
O projeto está sendo realizado na Comunidade Terapêutica Nova Aliança, situada da Estrada de Pium - Nísia Floresta, sendo esta uma instituição sem fins lucrativos que trabalha na reabilitação de indivíduos que são dependentes químicos.
O professor se desloca até a instituição pelo menos uma vez por semana (Quartas), aplicando aulas de Karatê-Dó Tradicional de 09h às 12h. Além das práticas físicas comuns, o professor engloba bastante a Filosofia das Artes Marciais, o Budo, que busca, principalmente, o autoaprimoramento e o desprendimento dos venenos humanos.
Sempre, no final dos treinos, é realizada uma roda e um dos alunos (que participam de forma livre das aulas) seleciona aleatoriamente um pedaço de papel dentro de uma caixinha. Nesses pedaços de papel estão escritos ditados e frases de efeitos de Mestres de Guerra, bem como filósofos conhecidos, com palavras de encaminhamento e reflexão. Lida a frase, todos dão sua visão do que entendem e o que sentem durante a leitura como também durante o treino. Por coincidência ou destino, a primeira frase retirada na primeira aula do projeto foi: "Uma grande viajem começa com um pequeno passo".
Primeiro passo dado pelo professor. E para o mesmo continuar a desenvolver e promover essa ação, busca ajuda de patrocinadores e pessoas para conseguir equipar a turma que já possui 20 alunos de idades variadas e auxiliar o professor que está planejando aumentar os dias de aula para pelo menos 02 vezes na semana.
Quem tiver interesse em conhecer o projeto, a Comunidade ou apenas contribuir, podem entrar em contato pelo fones: (084) 8835-7134 ou 9152-0336

Acessem:http://adefern.blogspot.com.br/2012/07/gente-que-faz-diferenca.html e relembrem o trabalho desenvolvido por esse grande profissional com pessoas com deficiência visual.


Professor Anderson com uma de nossas Colaboradoras, Camila Souza.

Vale ressaltar também, que Anderson Rodrigues também é parceiro da ADEFERN em todas as ações que realizamos, principalmente, no Dia das Crianças da ADEFERN. Ele foi o responsável pela recreação das crianças em todos os três últimos anos.

É GENTE QUE FAZ A DIFERENÇA!!! 

MERCADO DE TRABALHO DA ADEFERN


Para mais informações (084) 3614-2060

INCLUSÃO NO MERCADO DA MODA


A Inclusão Social não para em nosso País. A Fotógrafa Profissional Kica de Castro, em 2007, abriu uma Agência de Modelos para Pessoas com Deficiência. Essa ideia surgiu quando a mesma começou a fotografar pessoas com deficiência para trabalhos científicos. E desse, foi desenvolvendo um trabalho com os mesmos, humanizando o ato de fotografar, que chegou a ser denominado de Fototerapia já que estimulava a autoestima e a valorização da sexualidade dessas pessoas com deficiência.
Em meados de 2004, algumas modelos fotografadas começaram a pedir espaço no Mercado da Moda e Kica não mediu esforços e buscou e, atualmente, sua Agência tem parceria com a Alemanha, aonde temos duas amputadas trabalhando como modelos.

Confiram alguns ensaios de Kica de Castro:







Para mais informações:

Blog da Kica de Castro: http://kicadecastro.blogspot.com.br/

E-mail: kicadecastro@gmail.com

+55 11 8131-0154

sexta-feira, 5 de abril de 2013

ADEFERN E VOCÊ FAZENDO A DIFERENÇA


quinta-feira, 4 de abril de 2013

HISTÓRIA DA ADEFERN

COMO CHEGUEI, COMO CONHECI 
E COMO CONSEGUIMOS CONSTRUIR 
A SEDE DA ADEFERN

Decorria o ano de 1981 o então Prefeito do Município de Natal Sr. José Agripino Maia, teve a brilhante ideia de criar em Natal, um Centro de MicroFilmagem de Documentos, e numa ideia ainda mais que deslumbrante, teve a de fazer funcionar apenas com pessoas com deficiência. Numa iniciativa pioneira, não somente em nosso município ou no Estado, mais sim numa ousadia tamanha, sendo oferecidas em termos de América Latina, as primeiras oportunidades de trabalho para pessoas com deficiência junto ao Poder Público.
Essas pessoas não chegaram ao emprego junto à Prefeitura de Natal de forma "gratuita", elas foram avaliadas em concurso específico para pessoas que tinham algum tipo de deficiência.
No ano de 1981, foram absorvidos cerca de 20 companheiros com deficiência, exatamente os fundadores de nossa ADEFERN.
No ano de 1983, foi realizado um segundo concurso. Esse já elaborado inclusive pela ADEFERN, avaliação essa da qual participei, fui aprovado e incorporado ao Serviço Público Municipal (agosto de 1983) e já em Dezembro do mesmo ano, fui eleito pela primeira vez Presidente da ADEFERN.
Nesse concurso, inscreveram-se cento e doze pessoas, sendo aprovadas treze.
Com certeza, desse grupo de aprovados, surgiu as melhores cabeças do segmento da pessoa com deficiência em nosso Estado, na época.
Os doze aprovados são: José Odon Abdon, Vamberto Xavier de brito, Luiz Gonzaga da Silva (falecido), Marilda Lopes de Araújo, Henrique Eduardo da Silva Rabelo, Luciano Silva do Nascimento, Maria Aparecida Dantas de Araujo, Eliana Rodrigues da Silva, João Maria Pinheiro, Virgílio Lopes de Azevedo Neto, Sidney de Aquino Costa, Sonia Magali de Oliveira.

OS PRIMEIROS MANDATOS DA ADEFERN 
E O SONHO DA CONSTRUÇÃO DA SEDE

Estatutariamente, o mandato da Diretoria da ADEFERN de 1981 até 1985 era de dois anos e, como todos nós da associação, achávamos um período demasiadamente curto para que se pudesse realizar um trabalho com mais amplitude. Havia a necessidade de que se promovesse alguma mudança no Estatuto Social como forma de ampliar o mandato da Diretoria e do Conselho Fiscal.
Partindo dessa premissa, foi convocada a Assembléia Geral Extraordinária com a finalidade específica de promover uma reforma estatutária. Essa Assembléia Geral apoiou a proposta e por unanimidade a partir daquela data seriam três anos de mandato. O que perdura até a data atual e assim, no ano de 1985, fui reeleito para o segundo mandato e esse já de três anos, conforme o estatuto reformado.
Os dos mandatos de 1983 a 1985 e 1985 a 1988, eu identifico e cito como os mandatos dos anos oitenta e como a fase mais difícil administrativamente falando, onde tivemos que organizar de forma mais incisiva a nossa entidade em todos os aspectos, contudo, reconhecemos com as mais profícuas em termos de avanços. Uma Diretoria composta por pessoas jovens, dinâmicas e com muita vontade de ver garantidos e assegurados os Direitos da Pessoas com Deficiência.
No nosso primeiro mandato na ADEFERN, chegou a ser tragicômico. Éramos diretores, postados em um birô, quatro cadeiras e um armário, dentro de uma sala de quatro por quatro no Portão 2 do Antigo Estádio do Machadão, cedido pela Prefeitura Municipal do Natal. Alguns companheiros chamavam o local de "Buraco de Rato".


Mas, como quem tem um objetivo, foi ali que conseguimos dar a verdadeira dimensão do que representamos no contexto social, foi ali que elaboramos minutas de projetos que hoje são leis que beneficiam as pessoas com deficiência em nosso Município do Natal e em nosso Estado.
O Saudoso Portão 2 do Antigo Machadão foi testemunha de muitas noites insones, quando por circunstâncias decorrentes da deficiência e do trabalho, tivemos que dormir nas suas rampas mal construídas, mal elaboradas, sem contar que não tínhamos nem como nos alimentar.
São fatos históricos que a grande maioria das pessoas desconhecem e muitos não dão o menor valor e importância, mas que para mim e alguns companheiros que trilharam o mesmo caminho de dedicação à causa, jamais esqueceremos.
Era frequente partilha de uma sanduíche para cinco pessoas, as famosas "vaquinhas" para ajudar companheiros em dificuldades, muitas vezes o deixar de resolver um problema pela falta de vale transporte, pois se gastasse os vales do dia, não poderia vir no dia seguinte para a associação. Mas, era satisfatório. Trabalhávamos por amor, com amor, com dedicação e no final, comemorávamos cada vitória alcançada com muito orgulho.
Alguns nomes se notabilizaram nesse período, posso destacar como: Adriano Batista, um dos percursores do Paraesporto em nosso Estado (Falecido em 04 de Maio de 2012), Josiel Marinho, um dirigente dedicado e de muita raça; Eliete Martins,uma mulher de muita fibra e muita raça; Eduardo Henrique já falecido, que sendo na época o único dos diretores da ADEFERN que possuía automóvel, sempre disponibilizava seu veículo para que pudéssemos resolver problemas urgentes e necessários; Décio Gomes Santiago, na época, ainda um pouco inexperiente, mas um moço também cheio de muita garra e vontade e talvez, o único que de fato buscou o aprendizado da luta pela causa, tornando-se um figura exponencial e muita importância na luta pelo resgate pleno da cidadania das pessoas com deficiência em nosso Estado até os dias atuais.
Muitos outros nomes de muito respeito, muita responsabilidade apareceram e fizeram parte dessa história bonita de luta e de muita dedicação. Os nomes que cito, nesse momento, é tão somente pelo fato de que, com esses eu vivi no cotidiano na saudosa ADEFERN, de muitas histórias pitorescas.
Foi no mandato de 1985/1988 que começamos a organizar juridicamente a ADEFERN. Para trabalhar, dispúnhamos de quase nenhuma estrutura sob todos os aspectos, não existia os famosos microcomputadores. E para redigirmos documentos, dispúnhamos apenas de uma máquina de escrever daquelas mais antigas, com um tabulador de quase um metro, que no passado serviu para redigir jornais e que nos foi doada pelo Diário de Natal e que para nós, foi de grande valia.

Foi nessa máquina que algumas leis, algumas minutas de projetos de lei, alguns documentos importantes foram redigidos. Essa máquina de escrever, infelizmente, já não existe, o próprio tempo incumbiu-se de dar para a mesma outro destino, já que não temos museu.
Foi também nesse período (1986) que adquirimos o terreno que hoje está construído o maior patrimônio físico da ADEFERN, a sua sede administrativa.
Por acaso, descobri que a área onde se encontra situada a nossa sede, estava destinada a construção de equipamentos comunitários, assim sendo, convoquei uma Assembléia Geral da comunidade, em conjunto com a ADEFERN, para deliberação da doação do terreno, sendo a doação aprovada por unanimidade.
Após a doação, regularizamos o feito junto à Companhia de Habitação Popular - COHAB, presidida pelo Dr. João Newton da Escóssia, uma pessoa que se mostrou muito sensível à nossa causa, apesar de ter suas raízes fincadas no Município de Mossoró, ele se colocou ao nosso lado para qualquer situação,mesmo sem ter muito contato com nosso segmento e em especial, com nossa associação.
O Dr. João Newton tem o nosso sincero agradecimento e reconhecimento pela disponibilidade e sensibilidade para um feito e um fato tão importante como a doação do terreno para a construção da sede administrativa de nossa associação.
Em agosto de 1988, terminamos o nosso mandato e deixamos a incumbência com a nova diretoria eleita para buscar os devidos fatores, principalmente por um preponderante, a independência política partidária da nossa instituição, chegando ao despautério de perdermos o terreno, tendo em vista que o prazo dado para se iniciar a construção havia expirado e isso, deixou-nos bastante tristes.
Foi aí que resolvi que deveria voltar a presidir a ADEFERN, para entre outras coisas, buscar viabilizar o sonho de todos e assim sendo, retornei à Presidência no ano de 1991 para cumprir o meu terceiro mandato e com o objetivo principal que era iniciar as obras.
Nossa primeira ação como presidente foi buscar reaver o terreno que havíamos perdido, e com muito sacrifício, justificativas e o compromisso assumido de realmente iniciarmos a obra no mais breve tempo possível, senão poderíamos perder de fato e de maneira definitiva o "bem" doado pela comunidade do Conjunto de Santarém, mas sob a responsabilidade da Companhia de Habitação Popular do RN - COHAB/RN.
Nossa vontade era imensa, intensa. Mas, nos faltava o principal, o essencial: os recursos financeiros para viabilizarmos a construção da sede. Junto ao Governo do Estado, viabilizamos a planta da construção, de acordo como imaginávamos e necessitávamos para podermos realizar um trabalho digno, coerente e que pudesse dar orgulho para pessoas com deficiência do RN.
Elaboramos um bom projeto e buscamos recursos financeiros juntos aos Ministérios em Brasília, sem que obtivéssemos qualquer êxito, sempre havia um empecilho.
Talvez, eles não acreditassem no nosso projeto. Mas, nós sempre acreditamos e como de fato a obra hoje é real, a construção foi realizada sem um só centavo do poder público federal, estadual e municipal. Excetuando-se o calçamento da parte interna, o pátio da entidade, se assim podemos chamar, concebido com recursos do Imposto Predial e Território Urbano - IPTU da Prefeitura Municipal do Natal, na administração do Dr. Carlos Eduardo Alves (2005).




Atualmente, dentro da estrutura física da Associação dos Deficientes Físicos do Estado do RN - ADEFERN, funciona o Centro de Reabilitação, Profissionalização e Inclusão Social José Odon Abdon - CERPIS que como homenagem ao nosso trabalho, a nossa luta e dedicação à causa da pessoa com deficiência, leva meu nome, um fato que muito me orgulha e envaidece. O CERPIS foi implantado no mandato do Sr. Décio Gomes Santiago e é um marco dentro dos 31 anos de luta da ADEFERN.



Por José Odon Abdon
Presidente Atual da ADEFERN


O POVO DO MEU BRASIL NÃO AGUENTA MAIS LADRÃO

Por José Odon Abdon

Mote:

O Povo do meu Brasil
Não aguenta mais ladrão

Nesse berço varonil
Descoberto por Cabral
Somente quem leva pau
É o povo do meu Brasil

É deputado roubando
É senador desonesto
Mesmo com todo protesto
Impera a corrupção
E o povo reclamando
Não aguenta mais ladrão




MERCADO DE TRABALHO DA ADEFERN

Por gentileza, os interessados entrar em contato pelo número (084) 3614-2060 ou comparecerem a nossa Sede que fica na Rua Cariacica Nº. 2000, Conjunto Santarém - Bairro Potengi.

Atenciosamente,

Décio Filho
Departamento Geral da ADEFERN
www.adefern.blogspot.com.br