quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

MISS SURDA BRASIL É PARANAENSE

Miss Surda Brasil é um dos concursos de Beleza mais importantes e glamurosos que acontecem em nosso país. Esse concurso, além de avaliar a beleza das candidatas, tem a pretensão de integrar as associações de ou para surdos. O Miss Surda Brasil conta, atualmente, com a coordenação de Vanessa Vidal (Foto ao lado).
O Concurso de 2013, aconteceu no último de 02 de Fevereiro em Fortaleza - CE e elegeu as seguintes candidatas: Thaisy Payo - PR (1º Lugar), Laís Gonçalves - MS (2º Lugar) e Isabel Maia - RN (3º Lugar).
Nossa Miss Surda Brasil eleita Thaisy tem 25 anos e já é formada em duas graduações, a de Farmácia e de Letras. Thaisy trabalha como modelo e participa sempre de concursos de beleza e também, Leciona Libras.
Ela conta que acha super interessante participar desses tipos de eventos já que tem a oportunidade de conhecer novos lugares e conhecer novos amigos. 
De títulos, ela já possui "Rainha da ExpoUmuarama" e "Rainha Surda Brasileira" em 2010. 
Para nossa grande surpresa, o 3º Lugar é do nosso Estado, RN. Nossa Miss RN é Maria Isabel Maia, que tem 23 anos e já é formada em gastronomia. Trabalha na área de RH e é voluntária na ASNAT - Associação de Surdos de Natal.



Miss Surda Brasil 2013 Thaisy Payo

Miss Lais Gonçalves - MS, Miss Surda Brasil Thaisy Payo - PR e Miss Maria Isabel Maia - RN 

Mais informações: www.misssurdabrasil.com.br





terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

A MULTA MORAL

Por  José  Odon Abdon (Presidente da  ADEFERN)



O Movimento da Pessoa com Deficiência, em nosso país, começou de fato a ter uma nova roupagem após o ano de 1981, ano dedicado internacionalmente pela Organização das Nações Unidas - ONU às Pessoas com Deficiência.
Foi, a partir desse ano, que passou a proliferar as entidades representativas do segmento de pessoas com deficiência, ano em que, em todo o país, essas pessoas passaram a se organizar em grupo e associações para buscar, para resgatar, para nortear ações, enfim, se apresentarem, realmente, como uma minoria que necessitava de respeito a sua cidadania.
No nosso Estado, a coisa também não foi diferente, pois foi nesse ano que surgiu a nossa Associação dos Deficientes Físicos do Estado do RN - ADEFERN, a nossa "Mãe Pródiga".
No início, as Pessoas com Deficiência, ainda um pouco temerosas de se apresentarem de forma mais incisiva para a sociedade, ficavam no aguardo das mudanças. Poucas pessoas se expunham, raro era encontrar nas ruas uma pessoa utilizando uma cadeira de rodas, uma muleta, ou mesmo pessoas com pequenas deficiências.
Lembro bem que nessa época, uma considerável parcela da população, até mesmo pela falta de informação e formação, não faziam qualquer distinção entre uma pessoa com deficiência e um "mendigo". Isso é um fato e uma realidade que não podemos esconder.
Passado alguns anos, as pessoas com deficiência passaram a ser respeitadas e ter, dessa mesma população, uma conceituação diferente. Graças ao trabalho das instituições que os representava, a conscientização da sociedade em relação ao potencial dos deficientes aumentou já que se viam grandes exemplos de pessoas com deficiência que praticavam e iam em busca de sua cidadania, inseriam-se nos esportes, nas artes e na cultura, na política, no mercado de trabalho produtivo/competitivo. Enfim, mostrando para sociedade suas potencialidades.
Essas mudanças fizeram com que esses tivessem uma melhora na sua qualidade de vida, passando a ser consumidores contumazes e extrapolarem seus direitos reprimidos. Entre os direitos de consumo, uma maioria significativa passou a adquirir automóvel, um bem móvel que para as pessoas com deficiência não é sinônimo de "status", mas, sim, uma necessidade premente como ajuda em seus deslocamentos.
Adquirido os automóveis, era necessário que as pessoas com deficiência gozassem do direito de obter vagas especiais em estacionamentos, vagas essas que devem ser colocadas o mais próximo possível dos locais onde eles devam e possam ser atendidos.
Infelizmente, a conscientização das pessoas "ditas e tidas" como normais ainda deixa muito à desejar. É como diz a famosa Lei de Gerson:"Gostam de levar vantagem em tudo, e quando se refere às pessoas com deficiência, a coisa se torna ainda muito mais complicada, quase sempre por nos acharem indefesos, frágeis, impotentes para certas situações, fazem coisas ao seu jeito sem se preocupar com as pessoas menos favorecidas fisicamente."



Por todos os fatos e situações, pelo incomodo que é para as pessoas com deficiência quererem estacionar seus automóveis numa vaga destinada a eles e não conseguirem por já está ocupado por uma pessoa que NÃO é deficiente, é que a ADEFERN CRIOU no nosso Município do Natal, a MULTA MORAL, como forma de conscientizar a sociedade para que a mesma passe a respeitar as vagas destinadas às pessoas com necessidades especiais.
Na MULTA MORAL está descrito as penalidades ocasionadas pela ocupação dessas vagas específicas, valor monetário a ser pago caso haja infração, assim como a exposição do automóvel que poderá ser rebocado pelo órgão responsável pelo Trânsito da Cidade, Semob - Secretaria de Mobilidade Urbana.
Essa foi a maneira encontrada pela nossa Associação para que as pessoas que estacionam em vagas que não são destinadas a elas, se conscientizassem.
A questão da consciência cidadã, sem sombras de dúvidas, parte da educação de cada um enquanto integrante da sociedade e que divide esse espaço urbano ou rural com outras pessoas.
Assim é a MULTA MORAL, a busca do despertar da consciência cidadã, sem exclusão, sem discriminação e sem preconceito, sem querer levar vantagem em cima de quem vive já em desvantagem e desconforto sobre todos os aspectos. É bom lembrar que a deficiência é uma situação da qual nenhum cidadão ou cidadã está imunizada, ela pode acontecer de repente para qualquer indivíduo, independentemente da raça, cor, religião, condição financeira ou status social. E quando isso acontecer, será assim que o ser humano poderá sentir na pele uma deficiência e o quanto mereceremos ser respeitados. 
A MULTA MORAL jamais deveria ser pensada ou existir se parte da nossa sociedade fosse mais humana, mais cidadã, mais respeitosa e entendesse a dificuldade que uma pessoa com deficiência passa em seu cotidiano.







MERCADO DE TRABALHO DA ADEFERN

Aos interessados, entrar em contato com nosso Departamento pelo número (084) 3614-2060.

Décio Filho
Departamento Geral da ADEFERN



sábado, 23 de fevereiro de 2013

PRETA PRETINHA, Loja de Bonecas de Pano à favor da Inclusão

Ontem (Sexta-Feira), o Globo Repórter teve como pauta as microempresas que, a cada dia, se destacam no Mercado competitivo de vendas e de geração de emprego, sendo essas do setor de moda, produtos para casa, artigos religiosos, brinquedos entre outros.
Um dos casos que mais nos chamou à atenção  foi a Loja Preta Pretinha.
A Preta Pretinha é um sonho de três irmãs que quando crianças só encontravam bonecas europeias e nunca negras. E sua avó, vendo isso, confeccionou suas bonecas de pano com meia de seda e malhas de cor preta e marrom. Tendo, pois, nascido no coração dessas irmãs, a vontade de trazer para o mercado de brinquedos a diversidade, bonecas negras e de outros etnias.
Joyce, uma das irmãs, depois que saiu de um emprego, teve a iniciativa de convidar suas outras duas irmãs para executarem esse sonho: confeccionar bonecas que fugissem da linha europeia, e trouxesse em si outras culturas, trazendo a diversidade, a inclusão.
A Loja Preta Pretinha é tão à favor da inclusão, que também tem em suas coleções, bonecas de pano com algum tipo de deficiência, sendo físicas e até com Síndrome de Down.
Segundo as empresárias, quando as pessoas com deficiência chegam em sua loja ficam encantadas e logo adquirem suas bonecas já que se identificam.
A Loja da Inclusão fica na Vila Madalena, onde nasceram as irmãs. E, atualmente, recebem visitas de todos os públicos, principalmente de acadêmicos trazidos pela ideia inovadora que Joyce, Lúcia e Cristina tiveram.

Vejam alguns exemplares das bonecas:
Mariah Deficiente Perna


Mamãe Negra



Maria Deficiente Cadeira de Rodas Mini

Mais informações: 

http://www.pretapretinha.com.br/
quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

CENSO DEMOGRÁFICO 2010 - PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

O Censo Demográfico de 2010 desenvolveu um trabalhado minucioso no levantamento de dados em todos os domicílios do país. Os primeiros dados, divulgados em Novembro de 2010, apontaram para uma população com 190.732.694 residentes no Brasil. E foi constatado que desses, 45.606.048 são pessoas com deficiência; sendo 38.473.702 na área urbana e 7.132.347 na área rural.
Tendo, pois, um percentual de 23,9% da população brasileira com algum tipo de deficiência.
Comparado ao último Censo do IBGE, realizado em 2000, houve um aumento de 10%, em média. Isso, podendo ter ocorrido pela mudança de mentalidade, nos últimos 10 anos, com relação à deficiência (que era um tabu para muitos e às vezes, continua sendo).
Crendo nisso, podemos concluir que as pessoas com deficiência assumiram e responderam que tinham algum tipo de deficiência. É uma hipótese "cultural", mas que é bastante válida se refletirmos sobre a mesma.
Na pesquisa, foram levantados dados sobre os seguintes tipos de deficiência: visual, auditiva, motora ou física, mental ou intelectual. Nota-se que o percentual da deficiência visual é mais que a somatória das demais deficiências. Vejamos a seguir: Visual com 18,8%, Auditiva com 5,1%, Motora ou Física 7,0% e Mental ou Intelectual com 1,4%.
No âmbito educacional e de Trabalho, os dados são "tristes". No entanto, são fomento para que sejam criadas políticas públicas destinadas a causar baixa ou  os extinguir. Em todo o Brasil, somente 40,2% das pessoas com deficiência trabalham com carteira assinada
No que se refere à Educação, os dados são ainda mais lamentáveis: 61,1% são pessoas com deficiência que não tem instrução ou ensino fundamental incompleto, 14,2% Fundamental completo e médio incompleto, 17,7% Médio Completo e Superior Incompleto e 6,7% com Superior Completo. Isso é alarmante!
O Governo Federal, junto com os Municípios, precisam investir mais na Educação Inclusiva para que  motivem e deem oportunidades para que essas pessoas com deficiência possam ser qualificadas e profissionalizadas para assim almejaram uma boa carreira profissional, sendo ainda mais, sujeitos de suas vidas.
Como é de "praxe" dizer, o Mercado de Trabalho é competitivo e exige instrução e informação. Sem esses dois elementos, a pessoa com deficiência não será devidamente incluída. Vagas tem (Por Lei), precisamos ainda de qualificação. 

ADEFERN E POESIA

EPITÁFIO por José Odon Abdon

Quando eu morrer e desse mundo levar as tristezas,
Quero ter somente uma certeza,
A de que alguém de mim há de lembrar.
Quando ouvir uma música dolente,
Um violão plangente,
Uma canção de ninar.

Hão de lembrar, que fui sempre o mesmo, não mudei,
Ser sempre um bom foi o que sempre procurei,
Ser feliz e dar felicidade.
Sempre, sempre com um sorriso aberto,
Sempre, com o conselho certo,
Cultivando sempre a amizade.

Não quero lágrimas, soluços ou lamentos,
Quero que lembrem somente os bons momentos,
De alegrias, de prazer e de encanto,
Nas noitadas de festas,
Nas antigas serestas,
De um violão e de canto.

E somente uma coisa me daria mais alegria,
Na minha lápide, na minha laje fria,
Dos meus amigos, em minha homenagem,
"Meu Epitáfio" uma frase ...
Uma mensagem, assim dizendo:
"Aqui faz, o último ROMÂNTICO"



terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Direitos da Saúde para Pessoa com Deficiência



  1. A União, o Estado e a Prefeitura, solidariamente, tem o dever de assegurar à pessoa com deficiência o fornecimento de medicamentos, tratamentos e aparelhos de fisioterapia.
  2. O cadeirante, que comprove ser carente, tem direito de receber do Governo uma cadeira de rodas que atenda às suas necessidades.
  3. As pessoas com deficiência devem ser atendidas com prioridade nas Instituições hospitalares e ambulatórios, respeitadas as emergências.

MERCADO DE TRABALHO DA ADEFERN

Aos interessados, entrar em contato pelo número (084) 3614-2060.

Atenciosamente,

Décio Filho
Departamento Geral da ADEFERN
www.adefern.blogspot.com.br
segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Fernando Fernandes, Exemplo de Vida


Hoje, vamos contar um pouco da História do           Ex-modelo e Ex-BBB Fernando Fernandes.

Fernando participou da Segunda Edição do Programa BBB, e tudo corria como de costume em sua carreira. Mas, em 04 de Julho de 2009, depois de uma "pelada", ele dormiu no volante e provocou um acidente que o deixou paraplégico. Ele mesmo conta que umas das causas foi a falta do cinto de segurança já que não teve nenhuma lesão grave e visível quando se olhou logo após o ocorrido.

Fernando passou muito tempo num quarto de hospital, como ele mesmo conta: "Passei trinta dias num quarto de hospital. Ali sim pensei, se eu não voltar a andar, o que eu vou fazer da vida?"

Ele sempre foi ligado ao esporte. Então, conheceu a canoagem que foi sua "válvula de escape" como também a maior ferramenta de superação em sua vida.  A canoagem, segundo Fernando, virou sua religião.
Deve-se isso, porque desse esporte, ele conseguiu ressuscitar sua autoestima, suas forças para seguir em frente e sem dúvidas, sua autoconfiança.

Ele possui tatuagens que resumem o que ele é hoje. Uma tatuagem "04" que simboliza o dia em que tudo mudou em sua vida, e outra "Believe" (Acreditar em Inglês) que foi o que ele mais aprendeu depois desse trágico acidente de trânsito. Acreditar num Deus, em sua família, em seus sonhos.

Fernando é, atualmente, um grande campeão em seu esporte. Além de diversas medalhas de ouro, ele é o primeiro brasileiro a ter um Mundial de Canoagem (2010). Seu treinamento foi na USP, onde também pôde conhecer diversos outros exemplos de vida, que são fantásticos, e que também foram alimento para seu crescimento pessoal e profissional no esporte.


Em entrevista ao Globo Esporte, ele deixou as seguintes palavras:

Mãos, mais do que simples mãos,
Hoje, minhas pernas que me levam 
Por esses caminhos que minha Vida me traz.
Mãos que tocam as rodas que me levam pela Vida.
Mãos calejadas, mãos sofridas,
Mãos amadas, mãos necessárias,
Mãos que rendem ao olhar pro Céu e gritar,
Mãos que fazem tocar o Céu como se, realmente,
Pudessem VOAR.
Mãos que agradecem por simplesmente respirar.









Todos temos direito à Educação. 
Escolas e Universidades com acessibilidade.


ESTACIONAMENTO VAGA ESPECIAL

A Resolução 304 de 18 de Dezembro de 2008, que dispõe sobre vagas especiais, uniformizou, em âmbito nacional, os procedimentos de sinalização e fiscalização do uso das vagas especiais por pessoas com deficiência e/ou aquelas com dificuldade de locomoção (Por exemplo, idosos).
Para a fiscalização, está sendo utilizado um modelo de credencial chamado de "Estacionamento Vaga Especial". Esse é válido em todo território nacional e é emitido, em nossa Capital, pela SEMOB - Secretaria de Mobilidade Urbana (antiga STTU).
É importante ressaltar que para gozar desse direito, o modelo de credencial "Estacionamento Vaga Especial" deverá está no painel do veículo ou em lugar visível, sejam esses veículos de pessoas com deficiência ou veículos que estejam transportando-as.
Para solicitar o referente, os usuários com mais de 60 anos e pessoas com deficiência devem se dirigir ao Setor de Gratuidade da SEMOB e apresentar os seguintes documentos: RG, CPF, Comprovante de Residência e Telefone.

Conheça o Cartão Estacionamento Vaga Especial:



* Lembrete: Lei Federal nº. 10.098,  de 19 de Dezembro de 2000, reserva 2% (dois por cento) de vagas de estacionamento de uso público para uso das pessoas com deficiência ou pessoas com dificuldade de locomoção.

SEMOB (084) 3232-9121/3232-9114
Rua Esplanada Silva Jardim e Almino Afonso, Ribeira.

Décio Filho
Departamento Geral da ADEFERN

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Mercado de Trabalho da ADEFERN

Aos interessados, entrar em contato pelo número (084) 3614-2060.

Atenciosamente, 

Décio Filho
Departamento Geral da ADEFERN

Cidade sem Barreiras

O sonho maior de uma pessoa com deficiência, em qualquer parte do planeta, é ter e ver respeitado o direito primário, o direito de ir e vir. Mas, não é somente o direito de ir e vir que é a base para quase tudo que tem referência com essas pessoas, seja ela qual for, mas principalmente as pessoas com deficiências físicas e visuais, que sem sombras de dúvidas, são mais afetadas, no que se refere ao item "acessibilidade".
Com essa linha de raciocínio e, como dirigente maior de uma instituição que busca resgatar a cidadania de pessoas que muitas vezes se sentem órfãos do poder e das ações desse mesmo poder, senti a necessidade de mapear a cidade do Natal em aspectos básicos para as questões de ACESSIBILIDADE.
Primeiro, busquei mostrar o desrespeito das pessoas comuns no que se refere a levarem vantagens em cima das pessoas com deficiência, ocupando as vagas especiais, frisando-se que, décadas se passaram, mas a ignorância de uma boa parcela da população, que não são deficientes, continua. E essa, diariamente, utiliza indevidamente tais vagas.
No decorrer, buscou-se mostrar ao Poder Público a necessidade da criação de novas vagas especiais, já prevendo o aumento do número de automóveis pertencentes às pessoas com deficiência como também detectamos e nominamos os principais locais onde estes estacionamentos, principalmente no Centro da Cidade, deveriam ter mais vagas especiais. Ou seja, onde há mais fluxo de automóveis, e aonde a maioria das pessoas resolvem casos e situações. Sem esquecermos das vagas nas Agências Bancárias, Teatros, Cinemas, entre outros.
Mesmo com esse trabalho de fiscalização e orientação realizado, as vagas só fizeram diminuir. Basta frisar que na Avenida Rio Branco e adjacências, existiam nada mais nada menos do que dezessete estacionamentos com vagas especiais, contudo, com o recapeamento com asfalto da referida avenida e o aumento do número de recuos, perdeu-se quase todas essas vagas especiais, visto que aonde estacionavam os automóveis das pessoas com deficiência, hoje, são destinados para carga e descarga e transporte de valores.
É notório que as pessoas com deficiência visual sofrem de maneira absurda pelo fato de uma grande parte da sociedade "enxergar menos" do que estas pessoas, colocando cigarreiras nas calçadas, bares alternativos, carros de lanches, entre outros comércios (as lojas e as casas comerciais que expõem seus produtos nas calçadas dificultando a passagem). Tudo isso na conivência do Poder Público. Isso é um fato lastimável.
A Cidade do Natal que precisa e busca ser um modelo, tendo em vista a sua opção turística, não pode de maneira alguma conviver com esses fatos que detectamos.
As Pessoas com Deficiência, cidadãos, merecem respeito e atenção enquanto a isso. Sugerimos, no projeto, que o Poder Público teria que ter um maior critério na concessão do aval para novas construções, e que estas deveriam estar de acordo com a Legislação de Acessibilidade vigente no país e  a Associação de Normas Técnicas - ABNT.
Fizemos referência para a sinalização horizontal e vertical para indicar locais de estacionamentos para pessoas com deficiência e da colocação de piso tátil em determinados locais para que pessoas com deficiência visual pudessem se locomover com autonomia e facilidade dentro da Cidade do Natal.
Também fizemos ver ao Poder Público Governamental a importância  da acessibilidade nas escolas e universidades para que pessoas com deficiência frequentassem as aulas para poderem se profissionalizar e qualificar.

A ADEFERN está de olho! Busquemos a cidadania para TODOS!

Texto por José Odon Abdon (Presidente da ADEFERN) 

ADEFERN e poesia

CARINHO DE PAI por José Odon Abdon

Aos primeiros alvores da aurora, ela chega
E de mansinho oscula o meu rosto
E me diz toda cheia de gosto
Vou ficar por aqui, me aconchega.

E com todo carinho, 
eu a abraço,
E divido com ela o meu leito,
Com a cabeça recostada em meu peito,
Eu a faço dormir em meus braços.

E juntinho a ela adormeço,
Cheio de sonhos, fantasias e ilusões,
E de todas realizações,
Essa é a que mais eu mereço.

Uma onda de orgulho me invade,
Ao fitar tal rostinho inocente,
Doce e puro num pingo de gente,
Que me traz e me dá felicidade.

Clareou e agora já é dia,
Pra labuta diária eu sigo,
Mais que pai, quero ser teu amigo,
Pra te dar paz, amor e alegria
sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Benefício de Prestação Continuada

QUEM TEM DIREITO E COMO OBTER LEI 8.742/93


Benefício de Prestação Continuada da Previdência Social, é um amparo assistencial no valor de um salário mínimo vigente no país, pago pela Previdência Social, às pessoas com deficiência incapacitadas para a vida independente e para o trabalho e que não tenham como se manter ou ser mantidas pela sua família.
Esse benefício é estendido para pessoas com deficiência e idosas com 67 anos ou mais, desde que não exerçam qualquer atividade remunerada.
Para efeito de Cálculo de Renda e gozar do benefício da Lei, é necessário que a Renda Familiar não seja superior à 1/4 (um quarto) do salário mínimo vigente no país, para cada membro da família, residente no mesmo domicílio.
Para obter o Benefício de Prestação Continuada da Previdência Social, a pessoa com deficiência ou pessoa idosa deve solicitar ao INSS, através das Agências da Previdência Social, o Requerimento Padrão, efetuar o devido preenchimento, desde que; enquadre-se nas situações acima descritas e apresentação da documentação seguinte:

  1. Requerimento do Benefício Assistencial;
  2. Declaração sobre a composição do Grupo e Renda Familiar da pessoa com deficiência ou do idoso (folha constante no próprio requerimento);
  3. Documento de Identificação do requerente: Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho e Previdência Social e CPF/MF;
  4. Documento de Identidade dos demais membros da família residentes no mesmo domicílio: Carteira de Identidade,  Carteira de Trabalho e Previdência Social ou outro qualquer documento de identificação e CPF/MF;
  5. Certidão de Nascimento no caso do requerente ser menor inválido;
  6. Certidão de Nascimento no caso dos menores residentes no mesmo domicílio;
  7. Certidão de Óbito do (a) esposo (a) quando o requerente foi viúvo (a);
  8. Comprovante de Renda dos membros da família, residentes no mesmo domicílio, é exigido à pessoa com deficiência ou à pessoa idosa, para o gozo do benefício;
  9. Parecer da Perícia Médica do INSS, comprovando a deficiência, no caso da pessoa com deficiência;
  10. Comprovante de Residência.
É importante lembrar que para gozar do Benefício Assistencial é necessário que o requerente não esteja recebendo qualquer outro benefício da Seguridade Social, ou de qualquer outro tipo de Previdência.


Site: http://www.mps.gov.br

Mercado de Trabalho da ADEFERN

Aos interessados, entrar em contato com nosso departamento pelo número (084) 3614-2060.

Atenciosamente,


Décio Filho

Departamento Geral da ADEFERN
quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Mercado de Trabalho para Pessoa com Deficiência

Aos interessados, entrar em contato 
pelo número (084) 3614-2060

Décio Filho
Departamento Geral da ADEFERN
www.adefern.blogspot.com.br

Colegas, um filme pela inclusão social


Mais um projeto em favor da inclusão social das pessoas com deficiência, o filme COLEGAS será lançado em todos os cinemas do Brasil, no dia 01 de Março de 2013 e contará, em seu enredo, uma estória sobre três amigos com síndrome de Down.

Stallone (Ariel Goldenberg), Aninha (Rita Pokk) e Márcio (Breno) encenam, com muita diversão e, de forma poética, coisas simples do dia a dia.

Este filme é de Marcelo Galvão e foi premiado com o Kikito de Melhor Filme da 40.ª Edição do Festival de Gramado. Ao receber o prêmio, Galvão discursou, dizendo: "Queria agradecer a essa equipe e a Rita, Ariel e a Breno. A nossa projeção foi maravilhosa. O filme foi aplaudido várias vezes em cena e, no final, de pé. Isso para nós já é o maior prêmio."


São essas ações que a ADEFERN tem o prazer de anunciar. E aproveitamos para convidar todos a comparecerem aos cinemas e verem "Colegas" que irá estrear em 01 de Março de 2013.

Viva a Inclusão Social!!



Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=M3c1joyTWgc

ADEFERN e Poesia

RIO POTENGI por José Odon Abdon

Do alto da Aldeia Velha, vejo meu Potengí buliçoso,
E fico a apreciar seu leito, os manguezais em suas margens,
Suas águas, antes límpidas, hoje um cenário tenebroso,
Que o homem impiedoso e insensato fez mudar sua paisagem.

A velha ponte, marco da mão holandesa,
Hoje sucata, o tempo pouco a pouco corrói,
E o meu rio vai morrendo de tristeza e incerteza,
Como eu, que olho a ti e a imagem me condói.

Lembro de quando criança, como eu meu rio, traquinas,
Brinquei em tuas margens, nades em tuas águas,
Andei de canoa, dei "caldos" nas meninas,
E te vejo, hoje, moribundo, meu Pontengí me dá pena, tenho mágoas.

O homem insensato, sem escrúpulos, aos poucos vai matanto,
Com sujeira , com seus esgotos, seu lixo, o meu Potengí tão lindo,
Só saudade de meu rio de outrora vai ficando,
E as boas lembranças com o tempo vão sumindo.

Mas, és forte, és de luta, com herói vai resistir,
Pois algum dia vai nascer no homem a consciência,
E tal qual Fênix, das cinzas vais ressurgir,
Com águas claras, leito limpo, com imponência.

Quem sabe então! Novamente irei nadar,
Brincar, de novo, dar "caldos" nas meninas,
Na canoa do tempo velejar,
Ser eterno Potengí é tua sina.




Vagas de Emprego para Pessoa com Deficiência

Aos interessados nas vagas, por gentileza, 
entrar em contato pelo número (084) 3614-2060

Décio Filho
Departamento Geral da ADEFERN
www.adefern.blogspot.com.br

Conheça quem cuida do Blog da ADEFERN

Meus caros leitores,


Eu sou Décio Filho e já gerencio o Blog da ADEFERN desde 2012. Aqui, pretendo sempre postar notícias,  debates, ideias  entre outras informações que sejam do interesse da Pessoa com Deficiência. 
O intuito da ADEFERN, com esse Blog, é também ser referência na rede e poder estar tirando as dúvidas e discutindo questões que são pertinentes à nossa causa. Sendo, portanto, um Portal Informativo e Interativo para o Movimento da Pessoa com Deficiência.
Aproveito para desejar a todos um 2013 com muita realização e inclusão social para todos.

Atenciosamente,

Décio Filho
Departamento Geral da ADEFERN
www.adefern.blogspot.com.br
(084) 3614-2060
quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013



terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Atacadão dos Eletros


O Atacadão dos Eletros está com 16 vagas para o Mercado de Trabalho nas áreas de vendas, crediário, caixa e ASG.

Para mais informações, (084) 3614-2060


Décio Filho
Departamento Geral da ADEFERN